caminhar emagrece quantas calorias

A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício.

Quando a caminhada é feita de forma regular e associada a uma dieta prescrita por um nutricionista de acordo com o objetivo da pessoa, o emagrecimento promovido pela caminhada é potencializado. Saiba como fazer um treino de caminhada para emagrecer.

A caminhada ainda possui outros benefícios para a saúde, como por exemplo redução do colesterol, aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Além disso, está indicado para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeite suas limitações.


Dicas para emagrecer com a caminhada
Caso o objetivo da caminhada seja o emagrecimento, é importante seguir algumas recomendações, como por exemplo:

Prestar atenção na respiração durante a caminhada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio;
Caminhar pelo menos 30 minutos por dia 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física;
Variar a intensidade e velocidade da caminhada;
Evitar a monotonia do percurso, procurando variar o percurso. Fazer exercício ao ar livre é ótimo, pois aumenta os níveis de energia e permite que o corpo queime mais calorias;

caminhar emagrece quantas calorias

Usar roupa e calçado adequados para a atividade física;
Associar o prazer à atividade física por meio de música, por exemplo, tornando o exercício mais prazeroso e aumentando a sensação de bem-estar;
Durante a caminhada é importante fazer com que o corpo inteiro seja trabalhado, mexendo os braços de acordo com a pisada, contraindo o abdômen, estufando o peito e mantendo as pontas dos pés um pouco elevadas.

Antes da caminhada é interessante aquecer o corpo, preparando os músculos para a atividade e evitando lesões. O aquecimento deve ser feito de forma de dinâmica, com pulinhos, por exemplo. Após a atividade, é importante alongar para diminuir o risco de câimbras e a concentração de ácido lático nos músculos.


O que comer para aumentar a perda de peso
Para favorecer o emagrecimento promovido pela caminhada, é importante seguir uma dieta rica em fibras, legumes, frutas, alimentos integrais e sementes, como a chia e a linhaça, por exemplo. Além disso, é recomendado reduzir o consumo de gorduras e açúcares, além de produtos industrializados ricos em calorias, como salgadinhos, refrigerante, comida pronta e congelada e carnes processadas, como linguiça, salsicha e bacon, por exemplo. Conheça as frutas que emagrecem e suas calorias.

Durante a caminhada, é recomendado beber água para manter-se hidratado e após a atividade física realizar uma pequena refeição contendo carboidratos e proteínas, como iogurte desnatado com 5 bolachas maisena ou suco natural de fruta com pão integral e queijo, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *